Ganhe um passeio e escreva uma matéria

Aos sanguessugas que se recusam a compreender que o maior patrimônio do jornalista é sua credibilidade, esfrego essa peça de sem-vergonhice na cara.

Aos consumidores de notícia, um alerta: veja como funciona o “agenda setting”, ou seja, a imposição de reportagens sem gancho, sentido ou utilidade nos veículos que você lê, assiste ou ouve em troca de reles passeios de jornalistas a bordo de carrões.

No nosso espisódio de hoje, a Flexpedition Chevrolet.

Montadora leva jornalistas para passear em troca de matérias

Montadora leva jornalistas para passear em troca de matérias

Como você bem pôde ler acima, num destaque do site oficial do “projeto”, o patrocinador garante “destacar, em reportagens (TV’s, rádios, Internet, jornais e revistas) e em eventos, O Que o Brasil Tem de Melhor, em turismo, esportes e cultura (indicado pelos jornalistas de cada região) e visto pelos jornalistas locais. Eles serão partícipes da jornada e eles próprios ficarão encarregados de contar essa história, em total interatividade com a Expedição.”

Ou seja: bancados por uma montadora, eles trabalharão para ela usando, para isso, as empresas jornalísticas que têm coragem de os abrigar.

Trecho do “projeto” revela claramente seu objetivo: “Em cada etapa da viagem, de aproximadamente uma semana em cada região do País, a Flexpedition Chevrolet levará jornalistas especializados em veículos, turismo, esporte ou aqueles de relacionamento com os patrocinadores, para conhecerem mais sobre seu próprio Estado.”

Mais: “Cada veículo da expedição levará dois ou três jornalistas em roteiros pré-estabelecidos, terminando com uma grande festa com convidados de interesse regional das empresas patrocinadoras, como concessionários, autoridades, etc (sic). Promover um “acontecimento local” nas largadas e chegadas, provocando conseqüentemente retorno de mídia.”

Precisa falar mais alguma coisa? Deixo a caixa de comentários aí abaixo falar (seja por quem exige decência, seja por quem mama em virtude falta dela).

Anúncios

8 Responses to Ganhe um passeio e escreva uma matéria

  1. Vander disse:

    “chamamos jornalistas para criar notícia.” Poderia ser um belo resumo dessa história. meu deus, e tem pessoas que acham que tudo isso é normal.

  2. Butchmo disse:

    Seus posts estão fracos, meu caro. Esse aí não foge à regra.

    Cadê matérias, links, nomes, fotos, provas?

  3. antijabacule disse:

    O que interessa provar aqui, meu caro, é a influência nociva e a presunção de quem oferece os agrados. E isso ficou mais do que nítido.

  4. Butchmo disse:

    80% dos leitores deste blog, no mínimo, devem ser jornalistas.

    O que você “provou” aqui já era “nítido” para a grande maioria deles – e mesmo para quem não é jornalista! O blog não tem acrescentado nada, nada.

    Você prometeu fotos e nomes. Isso seria novidade. Mas cadê? É uma grande decepção.

  5. antijabacule disse:

    Sua matemática não me interessa. Escrevo para o consumidor de notícias que não sabe o que acontece nos subterrâneos da profissão, onde fezes e chorume a contaminam. Aqueles que mamam em jabás e mendigam “lembrancinhas” são, por motivos óbvios, os mais interessados em “fotos e nomes”. Afinal, não querem ser identificados nem muito menos vistos. Mas a hora de todos vai chegar.

  6. Butchmo disse:

    Ué, não faz a menor diferença seu interesse pela minha “matemática”.

    É até um pouco contraditório você dizer isso, já que, se você escreve para o “consumidor de notícias que não sabe”, é óbvio que se interessa por quem o lê. Inocência demais acreditar que seu público-alvo é, de fato, seu público leitor.

    “A hora de todos vai chegar.” Espero que sim. Não me leve a mal, eu apóio seu blog. Mas tem sido decepcionante.

  7. antijabacule disse:

    Caro Butchmo, as mensagens que tenho recebido demonstram que o público desconhece, sim, o que está sendo mostrado aqui. Felicito-o se esse não for o seu caso e o convido a colaborar enviando casos concretos do que você considera influência nefasta de fontes graças à aproximação com jornalistas.

  8. Renato disse:

    Bom post, bom post…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: